DEQUINHA, UM CRAQUE INCOMPARÁVEL; 1º POTIGUAR A VESTIR A CAMISA DA SELEÇÃO BRASILEIRA

terça-feira, 1 de março de 2022

JOSÉ MENDONÇA DOS SANTOS

 


POR EDNILSON VALIA

 

José Mendonça dos Santos - o polivalente Dequinha - excelente volante, se tornou um dos ídolos do grande time do Flamengo, tricampeão carioca em (1954/55/56). Convocado por Zezé Moreira, disputou a Copa de 1954, na reserva de Bauer.


Natural de Mossoró, nasceu no dia 19 de março de 1928,no Rio Grande do Norte e faleceu no dia 23 de março de 1997, na cidade de Aracaju, no Sergipe.


Revelado pelo Atlético de Mossoró em 1945, iniciou a carreira como ponta-esquerda, mas em seguida transferiu-se para o Potiguar, onde atuou como volante. Dequinha era aguerrido, marcava forte, além de ser preciso nos passes e jogando o fino da bola chamou atenção do ABC, de Natal, que em pouco tempo o negociou com o América do Recife. Voluntarioso e habilidoso, fez sucesso em Pernambuco e o presidente da Federação Pernambucana, Rubens Moreira o indicou para o Flamengo.


Quando pisou na Gávea em 1950, Dequinha não poderia imaginar que se tornaria um dos maiores ídolos da história rubro-negra. Premiado com uma capacidade física invejável, nunca se limitou a cumprir a função de proteger a zaga. Muito habilidoso, iniciava os contra-ataques mortais da equipe carioca com arrancadas típicas de um velocista, além de fazer lançamentos precisos para Evaristo de Macedo e Joel. Dequinha encerrou a carreira em 1960 e elegeu Carlinhos como o seu sucessor.


Dequinha atuou por 374 vezes com a camisa do Flamengo (234 vitórias, 70 empates e 70 derrotas), e marcou oito gols. Fonte dos números de Dequinha, no Flamengo: - Almanaque do Flamengo - Roberto Assaf e Clóvis Martins.


Na Seleção Brasileira Dequinha atuou oito vezes  4 vitórias, 2 empates e duas derrotas).


Fonte dos números de Dequinha na Seleção Brasileira - Livro: Seleção Brasileira - Roberto Assaf e Antônio Carlos Napoleão

Nenhum comentário:

Postar um comentário

JOSÉ MENDONÇA DOS SANTOS

  POR EDNILSON VALIA   José Mendonça dos Santos - o polivalente Dequinha - excelente volante, se tornou um dos ídolos do grande time do ...